O lucro dos supermercados depende de uma série de fatores. A concorrência é acirrada, os custos variam de forma imprevisível, o comércio digital se expande cada vez mais, e há uma busca constante para melhorar a experiência do cliente. Em meio a isso, alguns erros na gestão de supermercados influenciam muito no faturamento do negócio.
Apesar de existir uma projeção de +2,5% em crescimento de supermercados em 2024, além de uma alta de 3% no que diz respeito à eficiência operacional, um número preocupa os gestores: 32% é a média percentual de perdas no supermercado. Esses dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e você pode conferi-los aqui.
Neste artigo, vamos desvendar os principais erros que comprometem a saúde financeira do seu negócio e explicar como evitá-los. Afinal, em um mercado tão competitivo, otimizar a gestão de custos é fundamental para garantir que o seu lucro não seja comprometido.
Erro 1: você não está investindo o suficiente na capacitação da sua equipe
Um dos erros comuns na gestão de supermercados é subestimar os benefícios de investir no treinamento da equipe. Se os funcionários não têm o conhecimento e as habilidades necessárias, há margem de prejuízos significativos para o negócio.
A falta de treinamento pode levar a perdas por quebra de produtos, erros no caixa, atendimento inadequado ao cliente e até mesmo perdas de venda por falta de conhecimento sobre os produtos. Não é essa a experiência que você quer para os clientes, certo?
Com treinamentos qualificados, é possível desenvolver habilidades técnicas essenciais, além de soft skills como a proatividade. As capacitações desenvolvem profissionais capazes de identificar problemas antes que eles se tornem graves, oferecer um atendimento personalizado aos clientes, aumentar as vendas e fortalecer a imagem da sua marca.
Além disso, funcionários satisfeitos e engajados são a chave para o sucesso da empresa. Que tal montar um plano de metas para o investimento nesse setor?
Aqui na Ab5, por exemplo, estamos em capacitação constante tanto internamente quanto com empresas que são referência no mercado. Assim, garantimos todas as habilidades técnicas necessárias para atender os segmentos com cada vez mais eficiência e qualidade.
Para uma boa gestão de supermercados, investir no treinamento da equipe é investir no futuro do seu negócio.
Erro 2: Sua gestão de supermercados não contempla a organização eficaz do inventário
Outro tópico que acende um alerta para os que trabalham na gestão de supermercados é o gerenciamento do inventário. Equipamentos sem manutenção, produtos com data de validade vencida e perdas por roubos e furtos são alguns exemplos que podem custar caro pela falta de organização logística.
Um bom gerenciamento do inventário é fundamental para garantir maior agilidade nas demandas da equipe, aumentando também a satisfação dos clientes. Quando as prateleiras estão vazias ou os produtos estão estragados, a experiência de compra se torna negativa e o cliente pode procurar por outras opções na concorrência.
Uma boa solução é implementar estratégias de controle de estoque e utilizar a tecnologia a seu favor para otimizar os processos, reduzindo desperdícios, evitando perdas e aumentando sua lucratividade de forma significativa. Para mais dicas sobre isso, acesse o nosso Ebook.
Erro 3: Você não está dando a devida atenção à jornada de compra do seu cliente
A experiência do cliente vai muito além da simples compra de produtos e vem sendo cada vez mais valorizada. Cada detalhe, desde um bom atendimento até a qualidade dos carrinhos, impacta a percepção que o cliente tem do seu negócio.
Neste momento, é hora de fazer um exercício de empatia: quando você entra em um estabelecimento, o que você espera sentir? Como quer ser tratado? Você se sentiria à vontade para comprar alimentos em um carrinho ou expositor que está danificado? Todos esses fatores influenciariam na hora de voltar para esta loja ou procurar outra opção, e com a sua clientela, o processo é o mesmo.
Ao investir na experiência do cliente, você demonstra preocupação com cada detalhe. Isso contribui para aumentar a fidelidade e a recomendação do seu supermercado.
Erro 4: Negligenciar a manutenção dos equipamentos
A negligência na manutenção dos equipamentos é um erro que pode gerar diversos problemas operacionais em um supermercado, além de também influenciar na jornada do cliente, como mencionamos anteriormente.
Investir em manutenção pode parecer um custo adicional à primeira vista, mas, na verdade, é uma atitude que pode evitar gastos muito maiores a longo prazo.
Equipamentos que não recebem manutenção adequada tendem a quebrar com mais frequência, necessitando de reparos ainda mais complexos e caros. Além disso, a falta de manutenção pode levar à perda de produtos, ou à pausa nas operações, o que representa um prejuízo direto para o negócio.
Nesse sentido, para garantir a eficiência e a durabilidade dos equipamentos, é fundamental contar com parceiros de qualidade para realizar as manutenções.
A Ab5 possui o conhecimento técnico necessário para identificar e solucionar problemas de forma rápida e eficiente, evitando prejuízos para o seu negócio.
Invista na manutenção de carrinhos na loja com finalização no mesmo dia
Sabemos que a gestão de supermercados é um desafio constante, e erros comuns podem comprometer a experiência do cliente e a saúde financeira do seu negócio. Ao evitar os erros mencionados e investir em soluções eficazes, você estará no caminho certo para otimizar os lucros do seu negócio.
E confiando na expertise da Ab5, você já tem uma preocupação a menos.
Há mais de 25 anos, oferecemos soluções completas de manutenção de infraestrutura e renovação para a indústria e comércio.
Nossa empresa oferece um serviço completo de manutenção de carrinhos de supermercado*, realizado diretamente na sua loja. Com a AB5, você tem a garantia de:
Processo simples e eficiente
Nossa equipe especializada se desloca até sua loja com todas as ferramentas e peças necessárias para realizar os reparos. Os carrinhos são lavados e desmontados para início do processo. Então, a estrutura e os componentes são avaliados e, caso seja necessário substituir alguma peça, o orçamento é pré-aprovado com você.
Rapidez que o setor exige
Os carrinhos estarão disponíveis para uso no mesmo dia, evitando a pausa nas operações por um período maior. Além disso, melhora a organização da loja, eliminando carrinhos quebrados e liberando espaço.
Aumento da vida útil dos equipamentos
Utilizamos peças de alta qualidade, prolongando a vida útil dos seus carrinhos e reduzindo custos com substituições.
Melhoria da imagem da sua loja
Revitalizar os expositores ou utilizar cores padronizadas nas gôndolas pode transformar a experiência dos clientes, contribuindo para a atratividade da loja. Além disso, carrinhos em perfeito funcionamento e visual transmitem uma imagem de profissionalismo e cuidado com o cliente, impactando sua experiência, fidelizando-o e fazendo com que divulgue o supermercado.
Aumento no tempo para se dedicar ao setor
A gestão de supermercados, feita de uma maneira eficiente e assertiva, pode aumentar os lucros da empresa. Contando com a Ab5, você pode riscar um item da sua lista e se dedicar ainda mais aos pontos mencionados ao longo do artigo!
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre como podemos ajudar a aumentar a lucratividade do seu supermercado por meio da maior qualidade dos equipamentos. São diversas soluções ágeis, personalizadas e com um excelente custo-benefício.
*Pedido mínimo de 40 unidades por loja.