Tendências de supermercado: entenda o cenário para 2025

Final de ano chegando e acompanhar as tendências de supermercado para 2025 já está entre as principais atividades dos supermercadistas. Nos últimos anos, tivemos mudanças marcantes como os avanços tecnológicos, o interesse por questões ambientais e o comportamento dos consumidores. Mas o que mais vem por aí?

A expectativa é que, sim, estes três fatores estejam cada vez mais fortalecidos. Mas além disso, outras atualizações devem acontecer e realmente revolucionar o mercado.

Quer saber mais? Neste artigo, elencamos as principais tendências do setor para você preparar o seu negócio. Aproveite a leitura!

Personalização de compra e experiência do cliente

De acordo com a E-commerce Brasil, diversos estudos mostram que a personalização é importante não só para a compra, mas também para garantir que as marcas agreguem valor aos seus produtos e serviços.

Prova disso são os dados do Panorama da Experiência do Consumidor (2021), da Opinion Box:

  • 77% dos entrevistados acreditam que a maioria das empresas precisam melhorar a experiência que oferecem para os seus clientes;
  • Esse fator é tão importante que 82% dos entrevistados gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência;
  • 76% já deixaram de fazer uma compra por causa de uma experiência negativa;
  • 65% das pessoas entrevistadas já desistiram de comprar de uma empresa após uma experiência ruim;
  • 52% afirmaram que, se algum amigo ou conhecido tem uma experiência negativa com uma marca, eles deixam de consumi-la.

Expansão do E-commerce é uma das tendências de supermercado

Sem dúvidas, a pandemia da COVID-19 acelerou o crescimento digital no setor de supermercados. Para o futuro, segundo a Euromonitor International (2022), as vendas online poderão representar 30% do total do varejo até 2025. 

Aliás, a integração entre canais online e offline (omnichannel) está no caminho para se consolidar como uma estratégia vital para empresas, já que oferece muito mais flexibilidade, conveniência e praticidade ao consumidor que pode escolher entre comprar online e retirar na loja, ou comprar na loja e receber em casa.

Inteligência artificial cada vez mais presente nas tendências de supermercado

O uso de aplicativos é uma tendência crescente no ramo varejista, principalmente por facilitar a experiência de compra para os clientes.

Ferramentas como inteligência artificial (IA) e análise avançada de dados têm se destacado cada vez mais em diversos setores, e no varejista não seria diferente.

Isso porque, a partir dessas tecnologias, os supermercados podem oferecer aos clientes uma experiência customizada desde o primeiro contato. Um bom exemplo disso são os aplicativos de supermercados que não só facilitam as compras online, como também ajudam na sugestão de produtos com base em padrões de consumo identificados ao longo do tempo.

Na prática, uma pessoa que sempre compra produtos sem glúten, receberá ofertas exclusivas para esses itens, enquanto alguém que prefere alimentos orgânicos vai ganhar recomendações voltadas para essa preferência. 

Dessa forma, investir em um aplicativo personalizado é uma realidade cada vez mais presente em supermercados que querem incentivar novas compras e fidelizar seus clientes, programando lembretes, avisos de promoções e muito mais.

Sustentabilidade em foco entre as tendências de supermercado

O consumo sustentável está cada vez mais relevante nas tendências de supermercados, já que os consumidores estão preocupados com este tema. Por estarem atentos ao seu impacto ambiental pessoal, exigem que as empresas também assumam responsabilidades e se aproximam de empresas ESG e “ecofriendly”.

Para o setor supermercadista, ações importantes que podem ser tomadas são a redução das embalagens plásticas e a implementação de alternativas biodegradáveis, principalmente para alimentos secos, produtos de higiene e itens de limpeza.

Escolhas saudáveis na alimentação estão em alta

Comer alimentos mais frescos e saudáveis é uma tendência que vem crescendo e demandando mais atenção dos supermercados.

Segundo a pesquisa realizada em 2021 pela Associação Brasileira de Indústria de Alimentos para Fins Especiais, 61% dos entrevistados gerais afirmaram que buscaram melhorar sua alimentação nos anos anteriores. O índice da faixa de 41 a 50 anos chegou a 67%. 

Isso quer dizer que a demanda por alimentos saudáveis continua sendo uma prioridade para os consumidores, já que cada vez mais as pessoas se preocupam com a origem dos produtos e com o impacto ambiental.

Pensando em 2025, expandir parcerias com produtores locais pode ser uma boa estratégia para oferecer opções variadas e sustentáveis, priorizando alimentos frescos e orgânicos.

Inclusive, apostar nestes tipos de tendências de supermercado fortalece não só a imagem do seu negócio, mas também fideliza seus clientes.

De acordo com a Technavio, o mercado global de alimentos voltados para saúde e bem-estar deverá registrar um crescimento de US$452,93 milhões até 2027.

Essas estimativas indicam uma taxa de crescimento anual de 8,5% durante esse período, posicionando as categorias de alimentos saudáveis entre as mais promissoras do setor. O ideal é já programar seus próximos passos no fim de ano.

Apostar em estrutura é um diferencial entre as tendências de supermercado

Aumentar a eficiência e reduzir custos no seu supermercado é um objetivo unânime entre os supermercadistas. Dentro dos principais gastos, estão os altos custos com manutenção de equipamentos e perdas de alimentos por problemas em balcões refrigerados, gôndolas e carrinhos.

Para solucionar isso, uma ótima estratégia é renovar seus equipamentos ao invés de comprar novos. Essa escolha reduz em 50% os custos se comparados à compra de novos, e ainda melhora a durabilidade dos equipamentos, gerando menos necessidade de manutenção e mais economia a longo prazo.

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Renove seus carrinhos e prateleiras com condições exclusivas

O final do ano é sempre uma época agitada e com o mercado varejista bastante aquecido. Pensando nisso, preparamos uma promoção imperdível para seu supermercado economizar e vender mais nesta alta demanda de fim de ano.

Conheça as  condições exclusivas e aproveite o momento para renovar seus carrinhos e prateleiras:

  • Cashback de 10% (limitado a 40% do valor de futuras compras) para utilizar ao longo de 2025;
  • 50% de desconto na reforma estrutural;
  • Frete grátis para localidades a até 200 km de Mogi Guaçu.

Somos a única empresa do país que oferece um processo completo do serviço de renovação de carrinhos e prateleiras, com controle total de todas as etapas e mão de obra especializada.

Essa é a chance de ouro para supermercados que precisam renovar seus equipamentos e economizar para 2025. Não perca essa oportunidade!

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Regras da promoção: O pedido de compra e material devem estar na Ab5 até 30/11/2024. Pedido mínimo: 150 carrinhos ou 1.000 m² de prateleiras. Condição de pagamento: 21 DDL. Vendas pelo preço cheio de tabela. Crédito em cashback limitado a 40% do valor de futuras compras. Promoção válida para serviços até 20/12/2024.

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