Como reduzir custos e melhorar o estoque do seu supermercado

Gerenciar um supermercado não é uma tarefa fácil. Para os gestores e proprietários, a preocupação constante em manter um equilíbrio no estoque de supermercado com a oferta e a demanda, sem comprometer a lucratividade, é uma realidade inevitável. Na prática, esse processo é cheio de desafios, incluindo a insegurança de prejuízos financeiros, produtos estragados, parados e defasados pela falta de controle neste processo.

É comum passar pelas situações de ver produtos perecíveis vencendo nas prateleiras, itens danificados pela falta de organização,  pagar custos elevados por compras desnecessárias e perder o controle nas reposições.

Neste artigo, vamos compartilhar dicas e estratégias para controlar e otimizar o seu estoque de supermercado. Desde a implementação de tecnologias avançadas até as práticas organizacionais, vamos explorar maneiras práticas de minimizar perdas, reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.

Dado importante

Com um aumento de +4% em relação ao ano de 2022, o percentual médio de perdas nos supermercados atingiu 32%*, o que mostra a necessidade urgente de ações para otimizar o controle de estoque. Essas perdas impactam nos lucros, além de representar um desperdício de recursos e insatisfação dos clientes.

Prejuízos de não organizar o estoque de supermercado

Quer saber 10 dicas para controle de estoque? Continue lendo!

Uma série de prejuízos pode colocar em risco a saúde financeira e comprometer a expansão de negócios. É importante analisar e explorar os principais prejuízos de não organizar da forma correta o estoque de supermercado, destacando suas causas e  os impactos para o seu negócio. 

Acompanhe uma lista de situações preocupantes que podem fazer você se identificar:

  • Perder produtos por vencimento da validade ou danos durante o armazenamento.
  • Pagar mais caro por não controlar corretamente as compras de reposição. 
  • Ter produtos parados nas prateleiras, sem análise de saída, com o dinheiro parado e oportunidades de vendas perdidas. 
  • Fazer compras sem assertividade, com excesso de mercadorias e/ou falta de itens essenciais.
  • Ter espaço ocupado por produtos desnecessários ou mal posicionados..
  • Identificar danos frequentes em produtos pelo empilhamento inadequado ou manipulação descuidada.
  • Ter dificuldade em identificar a disponibilidade de produtos.
  • Desperdiçar tempo procurando por produtos no estoque devido à falta de organização.
  • Ter dificuldade em acompanhar o estoque atual e prever as demandas futuras.
  • Manter as prateleiras desorganizadas e produtos mal posicionados, que prejudicam a experiência de compra dos clientes.
  • Investir em reparos frequentes pela deterioração dos produtos e do ambiente devido à falta de organização no estoque.
  • Não oferecer variedade, qualidade e disponibilidade de produtos.

Todos esses problemas afetam diretamente a satisfação do cliente e o lucro do negócio. Na maioria dos casos, se tornam uma “bola de neve” de prejuízos financeiros, logísticos e, principalmente, de reputação.

Sem gerenciar o estoque, a reposição fica mais lenta, a capacidade de armazenamento diminui, a quantidade de perdas é maior e diversos outros problemas acontecem. Com isso, o supermercado acaba perdendo vantagem em relação à concorrência e prejudicando a satisfação dos próprios clientes.

10 dicas para controle e otimização de estoque de supermercado

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 Como vimos, a negligência com o seu estoque de supermercado pode, de fato, acabar com seu estabelecimento. Porém, seguindo estratégias e boas recomendações, é possível nunca mais se preocupar com esses prejuízos. 

Aplicando essas 10 dicas práticas, suas dores de cabeça irão acabar:

  1. Implemente um sistema de controle de estoque automatizado, que permite monitorar o fluxo de entrada e saída de mercadorias em tempo real. 
  2. Faça uma análise de dados, identificando padrões de consumo, facilitando a previsão de demanda e a compra de produtos de forma mais assertiva. 
  3. Negocie prazos de pagamento mais vantajosos com fornecedores
  4.  Realize inventários físicos periódicos para verificar a precisão dos registros do estoque e identificar possíveis erros de contagem.
  5. Classifique os produtos com base na sua rotatividade e demanda, priorizando a reposição e o armazenamento dos itens mais populares e lucrativos.
  6. Estabeleça procedimentos padronizados para o recebimento, conferência e armazenamento de mercadorias, garantindo a organização e a integridade dos produtos.
  7. Organize o layout do estoque de forma lógica e estratégica, facilitando o acesso e a localização dos produtos e minimizando o tempo gasto na busca e reposição.
  8. Adote estratégias de precificação dinâmica com base na demanda e na sazonalidade dos produtos, maximizando os lucros e reduzindo o excesso de estoque.
  9. Implemente medidas para reduzir o desperdício e as perdas, como controle rigoroso de datas de validade, gerenciamento de produtos perecíveis e prevenção de quebras e danos.
  10. Monitore e analise regularmente os indicadores de desempenho do estoque, como giro de estoque, taxa de ruptura e custo médio de armazenamento, e ajuste as estratégias conforme necessário para otimizar os resultados.

Como a Ab5 pode te ajudar nesta jornada?

Neste artigo, você descobriu como identificar os maus hábitos de gerenciamento de estoque, além de receber dicas eficazes para manter tudo em ordem. 

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A Ab5 é especialista em renovação de equipamentos de supermercado, oferecendo até 50% de economia nos processos comparado à compra de equipamentos novos. Te ajudamos a renovar, conservar e deixar seu equipamento ainda melhor e mais resistente, como: balcões, gôndolas e carrinhos. E o melhor: sua operação não para.

Assim como você deve manter seu estoque de supermercado sempre em dia, é importante manter seus produtos em estruturas sempre renovadas. Equipamentos quebrados ou até mesmo enferrujados não podem ser uma opção. 

Nosso maior compromisso é oferecer serviços com soluções completas, ágeis e seguras, adaptadas à realidade dos nossos clientes. São mais de 600 clientes espalhados pelo Brasil, confiando nas nossas soluções.

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*Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

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